Vem aí muito frio: Termómetros descem até aos 0ºC no Norte e Centro do país
Nos últimos dias, e apesar do nevoeiro intenso que se tem feito sentir em algumas regiões do País, em especial durante a noite e manhã, os termómetros têm estado um pouco acima da média habitual, mas a situação muda já a partir de hoje, com uma descida abrupta das temperaturas em Portugal.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o anticiclone dos Açores, a noroeste, irá oscilar a sua posição, “influenciando o fluxo atmosférico sobre Portugal Continental”, que passará de norte para leste, “resultando numa descida generalizadas das temperaturas, quer das mínimas quer das máximas”, mas que ainda assim “deverão estar então em valores normais para a época do ano”.
“Depois de um fim de semana de temperaturas agradáveis para a época, o início da semana trará uma descida das temperaturas, mais notória a partir de terça-feira, tanto das máximas como das mínimas, mantendo-se estas sem grandes oscilações ao longo dos restantes dias da semana”, indica o IPMA em comunicado.
Assim, nos próximos dias, as temperaturas mínimas no Norte e Centro de Portugal estarão entre os 0º e os 5’ºC, e entre 5ºC e 10ºC no resto do País.
Já quanto a temperaturas máximas, no Norte e Centro são esperados valores entre os 9ºC e os 14ºC, enquanto nas outras regiões estarão entre os 14ºC e os 10ºC.
O IPMA assinala ainda que “não se espera a ocorrência de precipitação ao longo deste período, embora exista uma probabilidade baixa de chuva no fim de semana, inferior a 25%, num cenário de dissipação do anticiclone”.
📢#Tempo: De 20 a 26/11, e depois de um fim de semana de temperatura agradavel para a época, a partir de 3a feira regista-se uma descida da temperatura máxima e mínima, assim como o aumento da intensidade do vento que resulta em desconforto térmico 👉 https://t.co/ipfaQ7FieH pic.twitter.com/d5fbuLiAsk
— IPMA (@ipma_pt) November 17, 2023