Valor líquido dos fundos de investimento sobe para 26,9 mil milhões no 2.º trimestre

O valor líquido das unidades de participação em circulação dos fundos de investimento foi de 26,9 mil milhões de euros no segundo trimestre de 2020, mais 0,6 mil milhões de euros do que no trimestre anterior, informou hoje o BdP.

Segundo o Banco de Portugal (BdP), “este foi o maior aumento verificado desde o primeiro trimestre de 2019 e deveu-se, sobretudo, a valorizações dos ativos”.

O crescimento dos ativos em carteira dos fundos de investimento verificou-se, “principalmente, em títulos de capital, refletindo o aumento da posição em unidades de participação e ações e outras participações em 0,4 mil milhões de euros e 0,2 mil milhões de euros, respetivamente, bem como em títulos de dívida no valor de 0,3 mil milhões de euros”, precisa o banco central.

Este crescimento, acrescenta, foi “parcialmente compensado” pela redução de depósitos em 0,2 mil milhões de euros.

Os particulares mantiveram-se como o principal setor investidor em fundos de investimento, detendo cerca de 47% do total das unidades de participação em circulação, tendo registado um aumento de 0,6 mil milhões de euros no segundo trimestre de 2020.






Comentários
Loading...