
Vale de Judeus: Argentino perigoso suspeito de ser o ‘cérebro’ da fuga fica em prisão preventiva sem direito a fiança
O fugitivo Rodolfo Lohrmann, considerado o detido mais perigoso da recente fuga do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, ficou esta sexta-feira em prisão preventiva sem direito a fiança. A decisão foi tomada pelas autoridades espanholas após a sua detenção na cidade de Alicante, esta quinta-feira.
Lohrmann, de 59 anos e de nacionalidade argentina, foi localizado pelas forças de segurança espanholas quando se encontrava na companhia de Mark Roscaleer, outro dos cinco reclusos que fugiram da prisão portuguesa no dia 7 de setembro. A captura do fugitivo foi confirmada pela Polícia Judiciária (PJ), que destacou a sua extrema periculosidade e o seu papel central na organização da evasão.
Também conhecido como “El Ruso”, Lohrmann é descrito como o “cérebro” da fuga e tem um extenso histórico criminal. Além de ser procurado por Portugal, é ainda alvo de mandados de captura internacionais emitidos por Argentina, Paraguai e Bulgária.
Depois de ser presente às autoridades judiciais espanholas esta sexta-feira, Lohrmann ficou em prisão preventiva, sem possibilidade de fiança. A decisão teve por base a gravidade dos crimes pelos quais foi condenado e o elevado risco de fuga.
Em Portugal, Lohrmann cumpria uma pena de 20 anos por crimes como homicídio, sequestro, roubo a bancos e falsificação de documentos. Com a sua fuga, será agora também acusado de evasão.