Vai passar a Páscoa fora de casa? Siga estes conselhos para umas férias seguras

A Páscoa celebra-se já no próximo fim de semana, sendo habitualmente uma época em que muitos portugueses se deslocam para longe das suas casas, para festejar com as famílias.

Perante o afastamento mais prolongado dos proprietários, esta é também uma altura propícia a assaltos. Neste sentido, a Multinews contactou a Polícia de Segurança Pública (PSP), para perceber de que forma a população pode viajar e deixar a sua residência em segurança.

“Por ocasião da época festiva da Páscoa, das férias escolares e do previsível aumento do fluxo de turistas, apelamos a que todos os cidadãos sigam as recomendações das autoridades de saúde, no que concerne ao atual contexto de saúde pública (distância social e uso de máscara)”, começa por referir Inês Lemos, subcomissária da PSP.

A par disso, acrescenta, “também devem ter atenção às recomendações da PSP na redução da criminalidade”. Assim, “especialmente para quem se vai ausentar das residências, ficam alguns conselhos de estratégias ou medidas preventivas da prática de furtos no interior das mesmas”. 

“Antes de sair de casa verificar e fechar bem todas as portas e janelas“, aconselha Inês Lemos. Deve ainda “guardar em lugar seguro jóias, dinheiro, valores e objetos de arte” e “havendo oportunidade, catalogar os objetos de valor e anotar os seus números de série“.

Outra das dicas passa por “pedir a um vizinho de confiança para abrir regularmente as persianas e cortinas durante o dia, ligar a iluminação interior em algumas noites, ou até mesmo para impedir a acumulação de correspondência na caixa do correio”.

“Os vizinhos acabam por ser a segurança mais próxima, sendo que a sua solidariedade inibe a ação dos marginais”, esclarece a subcomissária da PSP.

Devem também “evitar publicar os planos de férias nas redes sociais, ou divulgar a estranhos quando e para onde vai de férias”, sublinha, adiantando que “tudo o que seja atualização de estado ou fotos das férias devem ser evitados, enquanto estiver ausente”.

“Por fim, mas não menos importante, instalar um alarme contra a intrusão e não esquecer de informar as forças de segurança com jurisdição na área de residência para melhor ser garantida a segurança”, sublinha.

Já nas deslocações, “devem procurar evitar horas de grande movimento e conduzir de forma cautelosa, nomeadamente no cumprimento da velocidade máxima permitida e no uso de equipamentos de retenção (cintos), sobretudo sempre que se desloquem com crianças”.

“A mensagem acima de tudo é: ‘proteja as suas férias e guarde apenas as surpresas para as mesmas'”, defende Inês Lemos sublinhando a importância de cumprir todas estas recomendações, para evitar surpresas desagradáveis.

Questionada sobre se havia alguma metodologia específica utilizada pelos assaltantes nesta altura do ano, a responsável explica que “há vários modus operandi”, ainda assim destacou um, que costuma ser uma forte opção dos criminosos.

“Há uns anos tivemos conhecimento de que havia grupos de estrangeiros que faziam esperas e vigilâncias para verificar nas residências, sobretudo grandes moradias, os períodos em que os donos se ausentavam e quando regressavam, para perceber os hábitos e rotinas”, adianta.

Por esse motivo, sublinha a subcomissária, “um dos grandes conselhos que a PSP dá é evitar ter sempre a mesma rotina e mesmo que a tenha não divulgar”, refere voltando a insistir na importância dos vizinhos para uma melhor segurança e proteção das habitações.

Ler Mais