Vacina da Moderna pode ser distribuída nos EUA no dia 21
A empresa norte-americana Moderna pediu uma autorização de emergência à Food and Drug Administration (FDA), a entidade que supervisiona a circulação de alimentos, bebidas, medicamentos e outros produtos nos Estados Unidos, para a distribuição da sua vacina contra a covid-19, algo que também fez na Europa. A Agência Europeia do Medicamento já mostrou disponibilidade para autorizar. Caso lhe seja concedida essa autorização em território norte-americano, a vacina poderá começar a ser distribuída nos Estados Unidos a 21 de dezembro.
A notícia é avançada pelo New York Times, citando uma entrevista de Stéphane Bancel, CEO da empresa, na qual foi também indicado que os testes a que se submeteram cerca de 30 mil pessoas preenchem os requisitos científicos para uma distribuição segura da vacina. Além disso, foi corrigido em ligeira baixa o grau de eficácia da vacina da Moderna: 94,1% e não os 94,5% apontados de início.
A Moderna é uma das empresas com as quais a Comissão Europeia assinou contratos para aquisição de vacinas contra a covid-19: foi o sexto compromisso rubricado pela Comissão e irá garantir 160 milhões de doses, segundo revelação feita pela própria Ursula von der Leyen no dia 24.