Urgências pediátricas em Lisboa e Vale do Tejo mudam de horário a partir deste sábado: saiba quais estão abertas, as que fecham e as que estão em ‘part time’

O novo sistema das urgências de pediatria para a região de Lisboa e Vale do Tejo vai entrar hoje em vigor – e até dia 30 de junho. Não haverá qualquer serviço encerrado em definitivo mas há alterações que importa saber para este período.

Assim, há 10 serviços na região que vão estar permanentemente disponíveis neste período. São eles:

– Centro Hospitalar do Médio Tejo – Unidade de Torres Novas
– Centro Hospitalar do Oeste – Unidade de Caldas da Rainha
– Hospital Distrital de Santarém
– Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte – Hospital Santa Maria
– Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – Hospital D. Estefânia
– Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra)
– Hospital de Vila Franca de Xira
– Hospital de Cascais
– Hospital Garcia de Orta
– Centro Hospitalar Barreiro Montijo.

Agora as exceções:

– as urgências pediátricas do Centro Hospitalar de Setúbal vão fechar ao fim de semana, a cada 15 dias, com arranque marcado para hoje. Assim, dispense a viagem ao hospital nos dias 15/16, 29/30 de abril, 13/14 e 27/28 de maio e 3/4 e 17/18 de junho.

– por último, há três serviços que vão encerrar entre as 21 e as 9 horas. São eles o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental – Hospital S. Francisco Xavier, com os médicos a integrar a escala noturna do CHULC – Hospital D. Estefânia. Segue-se o Centro Hospitalar do Oeste – Unidade de Torres Vedras, com restrições no mesmo horário. A fechar, o Hospital de Loures, que mantém suspensa a atividade durante o fim de semana, o que aliás já acontecia desde 1 de março.

O documento da comissão executiva do SNS acrescentou ainda que vai monitorizar a implementação deste esquema “de forma a avaliar a necessidade de alterações e definir a atuação nos restantes trimestres de 2023, em função da experiência do modelo”, admitindo que podem vir a ser reduzidos os “pontos de rede no verão e o aumento da disponibilidade no inverno, adaptando a oferta à procura de cuidados”.

Ler Mais