
Universidade Nova de Lisboa lança pós-graduações gratuitas no âmbito do PRR
A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH) anunciou para o próximo ano letivo vários cursos em regime de b-learning, totalmente gratuitos, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O modelo de b-learning consiste em formação à distância e presencial, que tanto podem ser feitos de forma isolada como agrupados e funcionar como pós-graduação.
No total, são 14 cursos na área do Turismo, Cultura e Criação e 11 cursos na área do Património, Gestão e Participação. Entre eles podem encontrar-s formações em áreas como Museus: Participação e Mediação, Filme Etnográfico, Património: saberes-fazer e indústrias criativas, Turismo Sensorial e Turismo noturno, Turismo e Alterações da paisagem, Turismo, sustentabilidade e Participação Pública ou Storytelling: Inovação e Inclusão Digital.
“Esta primeira edição é isenta de propinas para os residentes. Mas não são apenas os estudantes que poderão aqui encontrar uma mais-valia: as próprias instituições organizações dos setores, ao incluírem estes cursos nos seus planos de formação, beneficiam de uma importante qualificação dos seus recursos humanos. Foi tudo isto que fez com que, a meio do processo de candidaturas (que termina em 11 de setembro), muitos deles já estivessem com excesso de candidatos potencialmente elegíveis”, explica Maria Caldeira da Silva, subdiretora para a Internacionalização, Cultura e Parcerias Regionais da Nova FCSH, de acordo com o ‘DN’.
O corpo docente é composto por cerca de 50 especialistas académicos e outros com experiência nas áreas profissionais do turismo e do património, e a organização destes cursos resultou da parceria com diversas instituições – Câmaras Municipais, Direções Regionais da Cultura, DGPC, Comunidades InterMunicipais, INATEL – e outras associações, empresas e organizações.