Universidade Católica lança primeiro mestrado em Imunologia e Vacinologia em Portugal
A Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa anuncia o lançamento do primeiro Mestrado em Imunologia e Vacinologia em Portugal, «um programa pioneiro que procura capacitar profissionais e investigadores para uma atuação especializada nas áreas da imunologia, desenvolvimento de vacinas e resposta a emergências de saúde pública», indica a instituição em comunicado.
«A pandemia de COVID-19 revelou a necessidade urgente de profissionais especializados em imunologia e vacinologia,» afirma Paulo Bettencourt, coordenador do Mestrado.
«Com a ameaça constante de epidemias emergentes, há uma procura crescente de especialistas nestas áreas. No entanto, o rápido desenvolvimento de vacinas tem sido acompanhado pela hesitação à vacinação. Nunca, na história, a vacinação foi tão importante e tão contestada,” acrescenta.
Maria João Amorim, coordenadora da unidade curricular em investigação em virologia para o futuro, reforça a importância do curso: «com a chegada das vacinas de RNA, entramos numa nova era da vacinologia, repleta de possibilidades para expandir o portefólio de vacinas e melhorar a prevenção, o tratamento e o controlo de doenças infeciosas. É essencial aumentar a confiança e reduzir a hesitação em relação à vacinação.»
Além do corpo docente da Faculdade de Medicina e dos investigadores do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) e do Católica Biomedical Research Centre (CBR), o novo Mestrado em Imunologia e Vacinologia conta com a participação de especialistas internacionais de três continentes, incluindo representantes da indústria farmacêutica e de organizações não-governamentais.
Esta sexta-feira (dia 30 de maio), pelas 14 horas, irá realizar-se, na Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, um Open Day sobre este Mestrado.
Mais informações disponíveis aqui: