União Europeia prepara plano para limitar lucros relacionados com a energia

No mês de março, a Comissão Europeia, o braço executivo da UE, vai apresentar ao Conselho Europeu 12 recomendações para enfrentar o aumento do preço da energia na região.

A UE estima que os preços continuem elevados até 2023 e que isso represente uma queda do PIB de 0,5% e um aumento da inflação de 2,5%.

Segundo o ‘elEconomista’, a proposta da comissão é a implementação temporária de um sistema semelhante ao “gas clawback” adotado por Espanha em 2021. Este sistema espanhol recupera os lucros das empresas de energia de forma a proteger os consumidores dos preços significativamente elevados.

No caso da Comissão Europeia, seria um encargo fiscal para as empresas para os benefícios causados pelos preços elevados. Desta forma, pode ser imposta uma taxa por um período limitado, que não vai afetar os preços no longo prazo.

 

“Plano Gás para o Inverno”

Para preparar o inverno do próximo ano, a Comissão Europeia pretende ainda reforçar as provisões de gás, de forma a conseguir preços mais competitivos que permitam reduzir a crise atual.

Este plano a que deram o nome de “Plano Gás para o Inverno” vai, segundo o site espanhol, incorporar incentivos e obrigação de armazenamento de gás para os países.

Apesar de a Europa mostrar resiliência no setor, segundo uma análise da Comissão Europeia, tem de haver uma colaboração dos Estados-membros para ajudar os países com menos capacidade de armazenamento.

Ler Mais





Comentários
Loading...