Uma das maiores marcas de smartphones do mundo vai apagar para sempre milhares de contas dentro de semanas: veja se é o seu caso

Se tem um smartphone da Samsung, preste atenção: pode estar perto de perder os seus dados pessoais. A gigante tecnológica sul-coreana alertou os clientes que têm algumas semanas para evitar que as suas contas Samsung sejam excluídas.

O serviço de assinatura gratuita permite que as pessoas visualizem e giram conteúdos em smartphones, tablets, TV e muito mais. O que significa que se os utilizadores não agirem rapidamente, podem perder para sempre dados importantes como fotos, vídeos, contactos ou eventos no calendário – até mesmo um utilizador de iPhone pode ser afetado, caso tenha usado um telemóvel da Samsung antes.

A gigante coreana de tecnologia disse que as “mudanças importantes” na sua política deixam muitas contas Samsung “sujeitas à exclusão”. “Contas e dados excluídos não podem ser restaurados”, alertou, lembrando que a nova política entra em vigor a 31 de julho.

A nova política excluirá contas Samsung que estiverem inativas por dois anos. “A Samsung está a implementar uma política de conta Samsung inativa para proteger os dados de utilizadores que não usam a sua conta por um longo período de tempo. Quando for implementada esta política, as contas Samsung que não forem utilizadas por vinte e quatro meses serão consideradas inativas e estarão sujeitas a exclusão. Se uma conta for excluída, o acesso à conta será restrito e todos os dados vinculados a ela serão excluídos.”

No entanto, se for um utilizador regular da sua conta Samsung, não se precisa de preocupar.

A medida segue uma iniciativa semelhante do Google, que começou a excluir contas inativas em dezembro de 2023.