Um motivo estranho (e ecológico) levou a Google a contratar 200 cabras para trabalhar na sede da empresa: quer saber qual?

A Google cresceu, desde 1998, para se tornar uma gigante tecnológica com contratações certeiras para integrar os quadros da empresa: por isso ‘surpreendeu’ quando contratou 200 cabras para trabalhar na sua sede. A revelação foi feita pelo diretor de serviços imobiliários e laborais, Dan Hoffman, que trabalha na sede da Google em Mountain View, na Califórnia.

As cabras vieram de uma empresa chamada California Grazing e há, na verdade, uma razão muito prática responsável por estas contratações bizarras: o rebanho foi pensado como uma nova forma de resolver o problema da manutenção da erva na propriedade.

As cabras, juntamente com uma border collie bem treinada chamada ‘Jen’, foram contratadas pela Google para remover as ervas daninhas e domar os arbustos em redor dos escritórios. Segundo Hoffman, manter a área limpa e bem conservada reduz o risco de incêndio.

“Na nossa sede em Mountain View, temos alguns campos que precisamos de cortar ocasionalmente para remover ervas daninhas e arbustos, reduzindo o risco de incêndio. Esta primavera, decidimos adotar uma abordagem de baixo carbono: em vez de utilizar cortadores de relva barulhentos que funcionam com gasolina e poluem o ar, alugámos algumas cabras da California Grazing para fazer o trabalho por nós (não estamos a brincar)”, escreveu Hoffman.

“Um pastor traz cerca de 200 cabras, que passam cerca de uma semana connosco na Google, a comer erva e a fertilizar ao mesmo tempo. As cabras são pastoreadas com a ajuda de ‘Jen’, uma border collie. Custa quase o mesmo do que cortar a relva, e é muito mais bonito ver cabras do que corta-relva”, apontou.

Muitas pessoas ficaram surpreendidas com a informação invulgar dos funcionários da Google depois de esta ter começado a circular nas redes sociais. No ‘Instagram’, um utilizador partilhou numa publicação: “Em 2009, a Google contratou 200 cabras para cuidar da relva na sua sede em Mountain View. Em vez de utilizar cortadores de relva, a empresa alugava ocasionalmente rebanhos de cabras para pastar na relva e no mato.”

A Google não é a única empresa a utilizar este método de manter a relva aparada com a ajuda de cabras: o Yahoo! emprega caprinos desde 2007.