“Um horror”: deputado da Ucrânia dá detalhes sobre acordo de minerais proposto por Trump

O primeiro acordo mineral entre os EUA e Ucrânia foi classificado como “um horror” por um deputado ucraniano que obteve uma cópia do rascunho, relatou a revista ‘Newsweek’.

O acordo de minerais e terras raras planeado entre Kiev e Washington, originalmente marcado para ser assinado a 28 de fevereiro último, foi suspenso depois do confronto público entre Trump e Zelensky durante uma reunião na Sala Oval. O deputado ucraniano Yaroslav Zheleznyak, do partido Holos, fez uma publicação na rede social ‘Telegram’ com alguns pormenores do acordo.

Segundo Zheleznyak, os EUA teriam acesso a todos os depósitos minerais existentes e futuros na Ucrânia, sendo que o acordo também incluía petróleo e gás em todo o país. Ao mesmo tempo, o documento não continha uma referência, “nada, sobre garantias de segurança” dos EUA, “nem mesmo uma dica”.

O deputado garantiu que o acordo “horroroso” que recebeu não era definitivo, e “espero que o lado ucraniano exija e consiga mudanças significativas nele”. “Este não é mais um memorando de intenção de estrutura, como o discutido antes da escandalosa reunião do Salão Oval”, disse Zheleznyak. “Este é um acordo completo e muito claro. E não é a nosso favor.”

“Pode e deve ser alterado. Caso contrário, não vejo como poderia ser ratificado pelo Parlamento”, garantiu Zheleznyak.