“Um aumento controlado, ainda que inevitável”. Goldenergy diz que vai subir em média seis euros o preço do gás a partir de outubro
Na semana passada, a EDP anunciou que, a partir de dia 1 de outubro, os consumidores domésticos passariam a pagar em média mais 30 euros por mês pelo gás. Também a Galp tinha assegurado que iria subir os preços, mas não adiantou em que medida.
Agora, é a vez de a Goldenergy revelar que vai aumentar os preços do seu gás natural, garantindo que a maioria dos seus consumidores domésticos “vai ter em média um aumento de 6 euros por mês no gás natural, já com taxas e impostos incluídos”.
Esse tarifário entrará em vigor no dia 1 de outubro e deverá estar em vigor até ao final deste ano, “sendo revisto de acordo com as alterações que possam surgir no mercado”, segundo avança em comunicado.
O CEO da Goldenergy, Miguel Checa, salienta que, “mesmo perante a atual situação do mercado grossista, a Goldenergy fará todo o esforço por efetuar um aumento controlado, ainda que inevitável, dos preços do gás com o intuito de minimizar o impacto nos seus clientes”.
“Perante o aumento dos custos dos acessos regulados, aprovados pelo Governo para entrarem em vigor a 1 de outubro, e tendo em conta a atual volatilidade do mercado e a escalada de preços do gás nos mercados internacionais nos últimos meses, situação que tem vindo a ser agravada pelas consequências da guerra na Ucrânia, a Goldenergy vê como inevitável proceder ao aumento dos preços do gás nos segmentos residencial e pequenos negócios”, salienta a Goldenergy.
De recordar que o Governo, na semana passada, anunciou que levantaria as restrições legais que impedem que os consumidores do mercado liberalizado do gás possam regressar à tarifa regulada, uma medida que surgiu depois dos anúncios da EDP e da Galp sobre os aumentos de preços esperados para o mês de outubro.
Estimativas da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) apontam que, por exemplo, um casal com dois filhos e sem aquecimento central, com um consumo de 292 metros cúbicos de gás por ano, pagaria 23,41 euros mensais no mercado regulado.
À luz dos aumentos anunciados, enquanto clientes da EDP, esse valor seria de 28,10 euros. Ainda maior seria se fossem clientes da Galp Power, com um valor estimado de 56,16 euros por mês sendo que, na Iberdrola, o custo seria de 69,37 euros.