
UE vai permitir venda de veículos novos com motores a combustão após 2035… desde que usem e-fuel
A Comissão Europeia pretende abrir uma exceção no plano de venda de veículos novos com motores de combustão interna até 2035: se funcionarem apenas com combustíveis sintéticos neutros para o clima. De acordo com a agência ‘Reuters’, o rascunho da proposta sugere a criação de um novo tipo de categoria de veículo na União Europeia que só podem circular com combustíveis neutros em carbono.
Nesses veículos seria necessário ter tecnologia que os impediria de serem utilizados se for usado outro combustível, pode ler-se no projeto europeu.
A proposta pode oferecer um caminho para que as marcas automóveis continuem as vendas de veículos com motor de combustão após 2035, atendendo assim às pretensões da Alemanha: o Ministério dos Transportes alemão surpreendeu com diversas objeções ao projeto europeu dias antes da votação final.
Os combustíveis sintéticos ainda não são produzidos em escala: um estudo do Potsdam Institute for Climate Research descobriu que todos os projetos planeados de e-fuel em todo o mundo só seriam capazes de produzir combustível suficiente para cobrir 10% da procura da Alemanha por uso de e-fuel na aviação, transporte marítimo e produtos químicos nos próximos anos.