
UE adia contraofensiva às tarifas de Trump dando mais tempo para negociações. Imposto adicional de 25% sobre o whisky em espera
A União Europeia decidiu adiar a aplicação das suas primeiras contramedidas contra os EUA em resposta às tarifas de metais impostas pelo ex-presidente Donald Trump. A medida será implementada apenas em meados de abril, dando tempo adicional para negociações entre os dois blocos.
A Comissão Europeia havia proposto inicialmente aplicar tarifas sobre produtos norte-americanos no valor de 4,5 mil milhões de euros a partir de 1 de abril, seguidas por outra ronda de tarifas, totalizando 18 mil milhões de euros, em 13 de abril. No entanto, o comissário europeu de Comércio, Maros Sefcovic, anunciou em audiência no Parlamento Europeu que o cronograma será ajustado, permitindo a consulta simultânea das duas listas de produtos e oferecendo mais tempo para negociações com os EUA, revela a ‘Reuters’.
As contramedidas iniciais incluem uma tarifa de 50% sobre o whisky dos EUA. O ex-presidente Trump já ameaçou aplicar tarifas de até 200% sobre vinhos e outros produtos alcoólicos da União Europeia, caso as tarifas sejam implementadas.
As negociações entre os dois lados têm avançado lentamente. Sefcovic afirmou que a administração dos EUA ainda não demonstra interesse em reduzir as tarifas sobre produtos industriais e que, em vez disso, foca na atração de investimentos e na reindustrialização do país através de políticas tarifárias.
Além disso, líderes europeus, como o primeiro-ministro francês François Bayrou e a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, alertaram contra uma escalada da disputa comercial. Meloni, próxima de Trump, mostrou preocupações sobre a eficácia de responder às tarifas com mais tarifas, considerando especialmente a importância dos vinhos italianos e franceses no mercado norte-americano.