Ucrânia testa drones de longo alcance capazes de atingir a Sibéria

Volodymyr Zelensky indicou que as Forças Armadas da Ucrânia testaram com sucesso um drone de combate de longo alcance com capacidade para atingir a Sibéria, demonstrando a sua capacidade de voar 3 mil quilómetros.

“Temos boas notícias sobre os drones de longo alcance”, começou por referir o presidente ucraniano. “Superou com sucesso nos testes. Agradeço aos desenvolvedores e fabricantes”, apontou, sublinhando que está a desenvolver “uma linha de capacidades de longo alcance que contribuirão para garantir a segurança do nosso Estado”.

Zelensky mostrou-se “satisfeito” com os resultados dos ataques com mísseis ucranianos ‘Long Neptune’, salientando ser necessário Kiev “produzir mais mísseis e drones”, já que “a capacidade de produção de defesa da Ucrânia, combinada com investimentos de parceiros, principalmente europeus, estabelece as bases para uma nova arquitetura de segurança que será inevitavelmente estabelecida” no continente europeu.

“Não há alternativa. A segurança é essencial e é apenas uma questão de tempo até que todos no continente percebam que a antiga arquitetura de segurança não funciona mais. São necessárias novas soluções”, apontou o presidente ucraniano. “Armas tecnológicas modernas e suficientes. Gastos suficientes com defesa. Investimento suficiente na produção de defesa. E o mais importante: motivação para defender a pátria”.