Ucrânia tem plano B para continuar a exportar se o acordo de grãos fracassar, garante ministro

A Ucrânia está pronta para continuar a exportar grãos através do Mar Negro como parte de um “plano B”, sem o apoio da Rússia, isto se Moscovo cancelar o atual acordo de exportação de grãos, garantiu esta sexta-feira o ministro da Agricultura.

As Nações Unidas e a Turquia intermediaram a ‘Iniciativa de Grãos do Mar Negro’ entre Moscovo e Kiev em julho passado para ajudar a enfrentar uma crise alimentar global agravada pela invasão russa da Ucrânia – um dos principais exportadores globais de grãos – em fevereiro de 2022.

Apesar do acordo, Moscovo já bloqueou o uso do principal porto ucraniano de Pivdennyi, no Mar Negro, indicou Mykola Solsky, em declarações à agência ‘Reuters’, apenas permitindo um navio por dia para entregar aos grãos ucranianos a certos países.

A Rússia garantiu que permitirá a passagem de mais navios se todas as partes do acordo concordarem em desbloquear o trânsito de amónia russa através de um oleoduto pelo território ucraniano até Pivdennyi para exportação. No entanto, segundo Solsky, “não está a acontecer nada de especial lá. Apenas legalmente parece que funciona este corredor”.

“Estaremos prontos para um plano B, que depende de nós, depende da ONU. Não acho que vamos ficar parados se continuar assim no futuro próximo”, garantiu, propondo que Kiev pudesse oferecer garantias de seguro para as empresas continuarem a embarcar sem o envolvimento da Rússia num novo acordo. “O plano B exclui a quarta parte (Rússia) neste relacionamento”, frisou.

Sustentou ainda que a Ucrânia espera que a atual iniciativa de grãos do Mar Negro funcione, apesar das dificuldades atuais, enquanto qualquer nova opção precisaria de um novo acordo ou formato. “Como legalmente o primeiro formato está a funcionar e temos esperança, vamos tentar fazer funcionar e já se não tivermos nada a perder, obviamente discutiremos os detalhes do plano B”, explicou Solsky.

Ler Mais