Ucrânia: Serviços de emergência preparam-se para possível desastre nuclear em Zaporíjia
Os serviços de emergência ucranianos estão esta terça-feira a realizar exercícios de preparação para um potencial desastre nuclear na central de Zaporíjia, numa altura em que uma missão de investigação de especialistas da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) estão a caminha da região para a avaliar os impactos dos combates no reator e aferir as ameaças radioativas à segurança das populações.
Conta o ‘El Mundo’ que o treino se centra em exercícios de evacuação num cenário em que a central nuclear, localizada no sul da Ucrânia, venha a sofrer danos que coloquem em perigo as populações envolventes.
De acordo com o Serviço Estatal de Emergência da Ucrânia, estas simulações são essenciais, considerando que “a situação na central nuclear de Zaporíjia continua tensa” e que as equipas de socorre devem estar preparadas para qualquer eventualidade, incluindo um desastre nuclear.
Os treinos contaram com exercícios teóricos e práticos, com recurso a equipamentos de avaliação de níveis de radiação e de produtos químicos e com a descontaminação de veículos.
De recordar que esta terça-feira a União Europeia anunciou o envio de 5,5 milhões de comprimidos de iodo a serem entregues à população em caso de fuga de radiação. Esse comprido impede que a radiação se acumule na tiroide das pessoas que venham a sofrer exposição, reduzindo, assim, os impactos na saúde humana.