Ucrânia: Rússia alerta que mísseis ucranianos fizeram “duas brechas” em armazém de combustível na central nuclear de Zaporíjia

As autoridades militares instaladas pela Rússia em Zaporíjia relatam que foram identificadas “duas brechas” num edifício que armazena combustível para o reator da maior central nuclear da Europa.

As informações são avanaçadas pelo jornal ‘ABC’, depois de os militares russos terem apontado que um ataque de mísseis alegadamente realizado pela Ucrânia danificou severamente o teto desse armazém.

Na rede social Telegram, Vladimir Rogov, responsável pela administração russa da região de Zaporíjia, publicou esta terça-feira imagens de satélite que alegadamente mostram as brechas feitas pelos mísseis ucranianos, afirmando que, após o ataque, deflagraram fogos nas áreas florestais que circundam a central nuclear.

Moscovo e Kiev têm trocado acusações sobre ataques a Zaporíjia, transferindo entre si a responsabilidade de colocar em risco a segurança dos reatores e de aumentar o perigo de fugas de radiação.

De recordar que esta segunda-feira a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) confirmou que estava a caminho da central, a fim de investigar os danos sofridos no contexto dos combates que têm decorrido entre as forças russas e ucranianas.

O regime de Vladimir Putin tem sido frequentemente acusado de estar a bloquear a visita dos especialistas da AIEA, mas hoje o Kremlin assegurou que espera que a missão decorra normalmente e que é algo do interesse da Rússia.

Citado pela ‘Reuters’, o porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, saliento que “temos interesse nesta missão, e há muito tempo que esperamos por ela”.

Ler Mais





Comentários
Loading...