Ucrânia ‘destrona’ Israel como o maior recetor de ajuda militar dos Estados Unidos

A Ucrânia tornou-se o maior recetor de ajuda militar por parte dos Estados Unidos, ultrapassando Israel como o país que mais dólares recebe para gastar em defesa. O apoio de Washington a Kiev começou em 2014 e até ao momento foram disponibilizados 2,7 mil milhões em ajuda militar: após o início do conflito com a Rússia, foram entregues mais 3,8 mil milhões de dólares em armamento, segundo apontou esta quarta-feira a ‘CNN Portugal’.

O valor promete crescer em breve, depois da aprovação pelo Congresso de um pacote de ajuda avaliado em 20 mil milhões de dólares, num pacote global de 40 mil milhões de dólares, em que parte é destinado ao auxílio económico e humanitário da Ucrânia.

Com um orçamento para a defesa dez vezes inferior ao da Rússia, muitos analistas davam a derrota da Ucrânia como certa mas, 84 dias depois, a Ucrânia mantém-se firme na defesa do seu território e o orçamento de Defesa do país disparou resultado dos apoios externos.

Os Estados Unidos dispendem, todos os anos, apoio militar a diversos países: entre os mais beneficiados estão Israel (que, em 2020, recebeu 3,3 mil milhões de euros), seguido do Egito (1,3 mil milhões anuais) e Jordânia (510 milhões de dólares). A Ucrânia tem um orçamento anual militar que ronda os 5,5 mil milhões de euros. Com o apoio prometido pelos norte-americanos, o dinheiro disponível para a Ucrânia chega a um terço do orçamento militar russo.

A prioridade atual dos responsáveis militares americanos passa por aumentar o poder de fogo do exército ucraniano. A entrega de 90 canhões M777, que requerem maior formação, sinaliza essa mudança, algo que os especialistas avisam que vai continuar ao longo do conflito.