Ucrânia atinge a Rússia com uma das suas ’táticas mais valiosas’: transformar um tanque antigo capturado numa bomba gigante

A Ucrânia virou a mesa contra a Rússia, utilizando com sucesso uma tática dos militares russos em transformar tanques em enormes bombas: os tanques capturados são enchidos com explosivos e são deslocados rumo a posições russas.

De acordo com um porta-voz da 128ª Brigada de Assalto de Montanha da Ucrânia, a sua unidade “usou uma nova tática contra os russos no oblast de Zaporizhia – um tanque kamikaze”. A táctica é uma das que a Rússia tem utilizado nos seus ataques à Ucrânia – os tanques tendem a criar uma explosão enorme, como pode ser visto neste vídeo de um ataque russo.

Embora o seu impacto seja impressionante, o Ministério da Defesa do Reino Unido já salientou que muitos dos tanques-bomba são destruídos antes que possam chegar perto o suficiente para causar muitos danos.

A brigada ucraniana disse que usou um tanque russo capturado para fabricar o explosivo – especificamente um T-62, já com décadas, utilizado no início da guerra. Segundo o porta-voz, Yaroslav Halas, um motorista teve de conduzir o tanque cheio de explosivos até ao alvo, antes de saltar e fugir, utilizando um controlo remoto para fazer detonar o tanque.

A operação não saiu exatamente como o planeado, uma vez que o tanque atingiu uma mina antes de chegar às fortificações russas – mas a explosão resultante “foi tão severa que ninguém mais perturbou a nossa infantaria nessas posições”.

A 128ª Brigada salientou que foi utilizado um tanque russo T-62, que o Ministério da Defesa do Reino Unido garantiu terem sido adotados pela primeira vez pela União Soviética em 1961, que parou de construir novos na década de 1970. A Rússia tem usado tanques de décadas na invasão da Ucrânia devido à escassez de equipamentos modernos.

Ler Mais