Ucrânia acusa Moscovo de atacar os próprios cidadãos em Belgorod: Kiev oferece-se para acolher civis russos

O chefe dos serviços de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia, Andriy Yusov, acusou a Rússia de atacar a sua própria infraestrutura civil em Belgorod devido à crescente resistência interna na região: Kiev ofereceu-se para organizar a evacuação dos civis russos que assim o desejem.

“Os combates continuam. Os invasores deixaram vários assentamentos descontrolados, o que significa que estão a atacar a sua própria infraestrutura civil e residentes locais com artilharia e mísseis”, garantiu Yusov na televisão ucraniana.

O responsável destacou que a situação de instabilidade nesta região fronteiriça se agravou graças ao apoio local aos grupos paramilitares que se opõem ao Kremlin – para Yusov, o apoio da população local aos grupos rebeldes está a ser visto tanto por aqueles que desejam juntar-se às suas fileiras e lutar contra as tropas russas como para aqueles que pedem proteção de Kiev.

À medida que o conflito avança na Ucrânia, a região fronteiriça de Belgorod tornou-se o novo cenário de vários ataques de forças ucranianas como de grupos paramilitares de extrema-direita, adversários do Kremlin, tais como a Legião da Liberdade Russa ou o Corpo Voluntário Russo.