Turistas estrangeiros geraram mais de metade da faturação na hotelaria e restauração na Páscoa

Durante a semana da Páscoa, entre 13 e 20 de abril de 2025, os turistas estrangeiros representaram 55% da faturação total registada nos setores da Hotelaria, Atividades Turísticas e Restauração em Portugal.

Segundo os dados do REDUNIQ Insights, relatório da REDUNIQ – marca da UNICRE e maior rede nacional de aceitação de cartões –, o ticket médio atingiu os 34,55 euros, com um crescimento global de 14,8% face ao mesmo período de 2024.

A Hotelaria e Atividades Turísticas registaram um aumento de 15,7% na faturação, enquanto a Restauração subiu 14,2%. O destaque regional foi para Setúbal, que liderou na Hotelaria com uma subida de 18,72% no ticket médio. Já na Restauração, sobressaíram a Madeira e os Açores, com aumentos de 15,51% e 14,60%, respetivamente.

No setor da hotelaria, o consumo estrangeiro representou 80% da faturação, enquanto na restauração chegou aos 38%. Durante esta semana, Portugal acolheu turistas de 181 nacionalidades diferentes, reforçando a sua atratividade como destino turístico global.

O top 10 dos principais mercados emissores manteve-se semelhante ao de 2024, com Portugal a liderar. Contudo, o Reino Unido subiu ao segundo lugar, trocando de posição com os Estados Unidos. Na Restauração, Espanha ultrapassou o Reino Unido, França passou à frente da Alemanha e a Suíça superou o Brasil.

Entre os mercados estrangeiros, a Irlanda destacou-se na Hotelaria, com um peso de 27% na faturação, seguida pelos EUA (10%) e pelo Reino Unido (9%). Na Restauração, o Reino Unido liderou com 7%, seguido de Espanha (5,7%) e EUA (3,9%).