Turistas atiram trotinete elétrica pela escadaria mais famosa de Roma e causam estragos de 25 mil euros
O incidente acontece semanas após outro visitante ter conduzido o seu Maserati pelo local considerado património mundial da humanidade pela UNESCO.
O incidente aconteceu na passada sexta-feira e foi causado por um casal de turistas norte-americanos, que atiraram uma trotinete elétrica pela escadaria de mármore do século XVIII, que em 2015 foi alvo de um projeto de restauração no valor de 1,5 milhões de euros. Em 2018, as autoridades locais decretaram que passaria a ser proibido sentar-se na escadaria.
De acordo com a polícia de Roma, cada um dos turistas foi multado em 800 euros.
As autoridades policiais de Roma proibiram o casal de voltar a visitar a Escadaria Espanhola, por onde, em maio, um homem de 37 anos, natural da Arábia Saudita, conduziu o seu Maserati, danificando o monumento.
Em abril, dois visitantes holandeses foram multados em mil euros por terem entrado na Fontana di Trevi. Dias antes, um turista argentino fez voar o seu drone telecomandado contra o Palazzo Venezia.
Aponta o período britânico que a atividade turística na Itália está perto dos níveis pré-pandemia, colocando uma maior pressão sobre o património cultural da capital italiana.