Turistas alojados em AL gastaram 10 mil milhões de euros em compras e restaurantes portugueses

Os turistas alojados em alojamento local em Portugal deixaram na restauração, compras e lazer mais de 10 mil milhões de euros em 2019.

Os dados são de um relatório preliminar sobre o Impacto do Alojamento Local em Portugal – desenvolvido pela Nova SBE a pedido da Associação do Alojamento Local de Portugal (ALEP), divulgado pelo ‘Dinheiro Vivo’.

De acordo com a análise o setor do alojamento local permitiu mais 23 milhões de dormidas em Portugal, nesse ano, o que representa um encaixe extraordinário de 4,7 mil milhões de euros nas despesas dos turistas com alojamento, o equivalente a 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB).

Durante a apresentação das conclusões do relatório, questionou-se a importância do alojamento local para a economia nacional, e também a forma como o setor hoteleiro conseguiria dar respostas sem estas soluções.

Para além da questão do alojamento, os turistas em território nacional gastaram, no mesmo ano, 5,8 mil milhões de euros no setor da restauração e bebidas, 4,2 mil milhões de euros em transportes, e 500 milhões em operadores turísticos diversos.

Desta forma, o estudo revela o peso para a economia dos Alojamentos Locais em Portugal, com um encaixe total de 20,53 mil milhões de euros em 2019, o que corresponde diretamente a 22% das exportações totais de bens e serviços e a 9,6% do PIB.

Ler Mais