Emprego, energia e saúde: “É hora de responder às questões que têm impedido o avanço do Reino Unido” mas caminho “não será fácil”, diz Liz Truss

A nova Primeira-ministra do Reino Unido, no primeiro discurso público, afirma que “sinto-me honrada em receber esta grande responsabilidade numa altura vital para o nosso país”.

Sobre o antecessor, Boris Johnson, Liz Truss salienta que ele “concretizou o Brexit, a vacina contra a Covid e enfrentou a agressão russa. A História lembrá-lo-á como um Primeiro-ministro bastante consequente”.

“Esta é a altura de responder às questões que têm impedido o avanço do Reino Unido”, declarou, detalhando que “precisamos de construir estradas, de mais investimento e de grandes empregos em cada aldeia e cidade em todo o país, de reduzir o fardo sobre as famílias e de ajudar as pessoas a viverem”.

Reconhecendo que “temos tudo o que é preciso para responder a estas questões”, Truss admite que “não será fácil, mas conseguiremos”.

“Transformaremos o Reino Unido numa nação de inspiração, com empregos bem pagos, ruas seguras, e onde todos em todo o lado têm a oportunidades que merecem”, aponta, garantindo que “agirei desde hoje, e todos os dias, para fazer com que isso aconteça”.

A Primeira-ministra afiança que “juntamente com os nossos aliados, defenderemos a liberdade e a democracia em todo o mundo, reconhecendo que não podemos ter segurança dentro de fronteiras sem ter segurança no estrangeiro”.

Truss elencou três prioridades que estarão na agenda do novo governo desde já. A primeira passará por impulsionar a economia através de cortes nos impostos e reformas, pela construção de hospitais e escolas e pela difusão da banda larga pelo país.

Em segundo lugar, “a crise energética causada pela guerra de Putin”. Truss compromete-se a, ainda esta semana, tomar medidas para reduzir as faturas energéticas dos britânicos e “assegurar o futuro do nosso abastecimento de energia”.

De seguida, a recém-empossada Primeira-ministra diz que o seu governo irá garantir um melhor acesso à Saúde, “para que as pessoas possam ter as consultas de que precisam”.

“Ao agirmos na economia, na energia e na saúde, poremos o nosso país no caminho para o sucesso”, aponta Truss, sublinhando que “temos enormes reservas de talento, energia e determinação”.

Ler Mais





Comentários
Loading...