
Truques simples para acelerar o seu computador, smartphone ou wi-fi sem necessidade de pagar atualizações dispendiosas
Costuma ter dificuldades com a tecnologia lenta? Quando o computador ‘nem mexe’, ou o smartphone parece ter voltado aos telemóveis com teclado? Felizmente, de acordo com o tabloide britânico ‘Daily Mail’, há formas de acelerar os seus dispositivos sem ter de gastar dinheiro em atualizações dispendiosas.
Segundo os especialistas em tecnologia da ‘Which?’, pode fazer com que o seu computador, telefones, WiFi e até impressoras voltem à velocidade máxima com algumas mudanças rápidas. Lisa Barber, editora de tecnologia da publicação, afirmou que “embora o nosso primeiro instinto seja, muitas vezes, substituir ou atualizar tecnologias obsoletas, encontrámos algumas dicas e truques surpreendentemente simples que podem fazer com que os seus dispositivos voltem a funcionar corretamente, e tudo isto sem que tenha de gastar dinheiro”.
“Da próxima vez que estiver desesperado por causa de um dispositivo que não responde ou de uma ligação lenta, vale a pena experimentar estes antes de gastar dinheiro num modelo novo e caro”, recomendou.
Dispositivos como telefones e computadores tornam-se gradualmente mais lentos com o tempo, à medida que são sobrecarregados com software, ficheiros e aplicações desnecessárias. Todo este lixo digital extra desvia o poder de computação das tarefas que o seu dispositivo tem realmente de fazer, deixando todo o sistema lento.
Mas, com este guia, aprenderá a limpar os seus dispositivos e a deixá-los tão limpos como se fossem novos.
Computadores
Se o seu Mac ou PC com Windows estiver lento, a primeira coisa que deve fazer é reiniciá-lo. Embora “desligar e voltar a ligar” nem sempre seja um bom conselho, esta medida simples pode realmente acelerar o seu PC.
“Uma reinicialização completa limpa a RAM, libertando memória valiosa do sistema. Também aplica quaisquer atualizações pendentes, limpa a cache do sistema e reinicia os processos em segundo plano”, indicou a ‘Which?’. “Isso limpa os ficheiros temporários e encerra as atividades do sistema que podem diminuir a velocidade.”
Certifique-se apenas em selecionar “reiniciar” no sistema operativo em vez de premir o botão de alimentação ou desligar o computador da tomada.
Se o computador ainda estiver lento quando for ligado novamente, pode ser que existam muitas aplicações a serem executadas automaticamente quando o computador é inicializado. Estas “aplicações de arranque” tornam o seu computador muito lento, por isso certifique-se de desativar o máximo que puder.
Telefones e tablets
Tal como um computador, o seu telemóvel ou tablet também pode ficar congestionado com ficheiros e aplicações desnecessárias, o que sobrecarrega processos importantes.
Como sempre, a primeira coisa a fazer é reiniciar o dispositivo, o que pode resolver uma série de problemas.
Reiniciar o dispositivo irá limpar a RAM do dispositivo e forçar o encerramento de todas as aplicações em execução em segundo plano.
Desligá-lo e voltar a ligá-lo também limpa todos os ficheiros temporários e pode corrigir pequenas falhas de software que podem estar a causar problemas.
Semelhante a um computador, livrar-se de aplicações desnecessárias e garantir que tudo está totalmente atualizado também manterá o seu dispositivo rápido.
Para acelerar ainda mais o seu telefone, um passo importante a tomar é desativar a ‘atualização de aplicações em segundo plano’ no iOS ou os ‘dados em segundo plano’ no Android.
Estas definições permitem que as aplicações procurem e descarreguem novos conteúdos automaticamente, como uma aplicação de notícias que procura as últimas manchetes.
Pode desativar isto para aplicações individuais sem impedi-los de funcionar; apenas esperarão até que os abra para começar a atualizar.
Em iPads e iPhones, pode fazê-lo no separador “Atualização de aplicações em segundo plano” na secção Geral das definições. Em dispositivos Android, aceda à página “Aplicações” das definições e selecione cada aplicação individualmente.
Wi-fi
Como provavelmente pode imaginar, se quiser acelerar o seu Wi-Fi, o primeiro passo é reiniciar o seu router. “Isto limpa instantaneamente qualquer possível congestionamento de rede ou conflitos de IP, redefinindo todas as ligações ativas. Também irá restabelecer uma nova ligação com o seu serviço de internet, o que pode corrigir quaisquer instabilidades que possa estar a enfrentar.”
A forma mais simples de o fazer é desligar o router da tomada, esperar 60 segundos e voltar a ligá-lo.
Os routers também receberão atualizações de firmware periodicamente, pelo que garantir que o seu dispositivo está atualizado pode ajudar a aumentar a velocidade.
O método para tal varia de dispositivo para dispositivo, por isso é melhor verificar as instruções do fabricante para obter mais detalhes.
No entanto, ainda está a ter problemas para obter uma boa ligação Wi-Fi, o que pode significar que existe um problema com o sinal.
O Wi-Fi é uma onda eletromagnética que pode ser bloqueada por obstruções como paredes, portas e tetos.
Isto significa que terá de mover o seu router para um local central na casa, onde haverá o mínimo possível de objetos entre o seu dispositivo e o router.
Da mesma forma, as redes Wi-Fi funcionam utilizando diferentes canais dentro da banda de rádio sem fios. Se os seus vizinhos estiverem a utilizar o mesmo canal Wi-Fi, isso pode causar congestionamento e interferência de sinal, o que torna a sua ligação mais lenta.
Utilizando uma ferramenta gratuita como o NetSpot ou o WiFi Analyser, veja se alguma rede Wi-Fi próxima está a utilizar o mesmo canal que o seu.
Se houver, pode alterar manualmente o canal da rede Wi-Fi fazendo login nos controlos de administração do router online.