
Trump fala hoje com Putin ao telefone para tentar “pôr fim à guerra na Ucrânia”
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez o anúncio de uma conversa com o homólogo russo, Vladimir Putin, esta terça-feira, para tentar pôr um fim à guerra na Ucrânia. “Veremos se temos algo a anunciar talvez até terça-feira. Falarei com o presidente Putin na terça-feira”, disse o presidente americano, a bordo do Air Force One. “Foi feito muito trabalho no fim de semana. Queremos ver se conseguimos pôr fim a esta guerra”, acrescentou.
Trump disse que as regiões ocupadas pela Rússia no leste da Ucrânia e as centrais elétricas irão parte das negociações. “Falaremos sobre as terras. Falaremos sobre centrais elétricas”, disse o republicano, descrevendo as negociações como sendo sobre “a divisão de certos ativos”.
Na passada sexta-feira, o Kremlin disse que Putin tinha entregado uma mensagem a Trump sobre a proposta do enviado americano Steve Witkoff para um cessar-fogo na Ucrânia.
“Quando o senhor Witkoff fornecer todas as informações ao presidente Trump, determinaremos o momento para uma conversa” entre os dois presidentes, afirmou na ocasião o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
A Ucrânia concordou com uma trégua incondicional de 30 dias se a Rússia parasse com os ataques no leste do país.
Contudo, Putin não concordou com qualquer trégua e decidiu estabelecer condições maximalistas, como a Ucrânia ceder as cinco regiões anexadas unlateralmente pela Rússia, abandonar as ambições de Kiev de se juntar à NATO e desmantelar o atual Governo ucraniano. Steve Witkoff, enviado especial de Donald Trump, chegou a Moscovo na passada quinta-feira para apresentar aos russos o plano dos Estados Unidos para uma trégua de 30 dias.
Kremlin confirma conversa
A Presidência da Rússia anunciou que os presidentes russo e norte-americano vão falar ao telefone esta terça-feira, pela segunda vez desde que Donald Trump tomou posse como chefe de Estado, em janeiro.
“Esta conversa está de facto a ser preparada”, disse o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov, em conferência de imprensa, em Moscovo.
De acordo com Peskov, trata-se de um contacto telefónico agendado para hoje.
Na semana passada, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que estava disposto a discutir com o homólogo norte-americano, Donald Trump, “as dúvidas” sobre a proposta de trégua de 30 dias na Ucrânia, que Kiev já aceitou.
Em resposta à proposta, Putin disse que a Rússia apoia uma trégua, mas vê muitos problemas na implementação e verificação de um cessar-fogo.
Moscovo indicou recear também que Kiev utilize a pausa para se reagrupar e rearmar.
Putin e Trump falaram pela primeira vez em 12 de fevereiro.
No primeiro contacto telefónico (oficial), os dois líderes concordaram em iniciar um processo de negociação para pôr fim ao conflito na Ucrânia.