Trump ameaça Europa com tarifas de 200% sobre vinhos, champanhe e bebidas destiladas

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na quinta-feira que irá impor uma tarifa de 200% sobre todos os vinhos e outros produtos alcoólicos provenientes de países da União Europeia (UE), caso Bruxelas não suspenda as tarifas sobre o uísque americano.

Numa publicação na rede social Truth Social, Trump acusou a UE de ser “uma das autoridades tributárias e tarifárias mais hostis e abusivas do mundo, criada com o único propósito de tirar vantagem dos EUA”. O presidente referiu-se à recente tarifa de 50% imposta pela UE sobre o uísque americano como motivo para a retaliação.

“Se essa tarifa não for eliminada imediatamente, os EUA logo vão impor uma tarifa de 200% sobre todos os vinhos, champanhes e destilados de França e de outros países representados pela UE. Isso beneficiará muito a indústria de vinhos e champanhes dos EUA”, declarou Trump.

A declaração do presidente norte-americano intensifica as tensões comerciais entre os EUA e a União Europeia, que já enfrentaram disputas de tarifas em setores como o aço e o alumínio nos últimos anos.

Esta escalada nas tarifas pode prejudicar tanto produtores europeus quanto os consumidores americanos, além de afetar as relações diplomáticas entre os dois blocos económicos.