Trump ameaça cortar rapidamente a ajuda militar à Ucrânia se for reeleito presidente dos EUA

Donald Trump prometeu, este sábado, “resolver” imediatamente a escala do apoio dos Estados Unidos à Ucrânia caso seja reconduzido à Casa Branca em novembro. Num comício de campanha – Convenção Popular da Turning Point Action – em Detroit, o ex-presidente americano considerou Volodymyr Zelensky como “o maior vendedor de todos os tempos” pelo esforço de Kiev para garantir o apoio americano.

“Saiu há quatro dias com 60 mil milhões de dólares, chega a casa e anuncia que precisa de mais 60 mil milhões. Isso nunca acaba”, referiu Trump. “Terei isso resolvido antes de tomar a Casa Branca como presidente eleito”, garantiu o candidato republicano.

Donald Trump criticou ainda a administração Biden por desperdiçar os recursos da nação. O ex-presidente americano também mencionou que a ajuda militar dos EUA à Ucrânia tem causado uma escassez de munições no exército americano, responsabilizando a “generosidade” de Biden por essa situação e argumentando repetidamente que a política de apoio militar ilimitado do presidente Joe Biden à Ucrânia está a levar os EUA a uma “III Guerra Mundial”.

Recorde-se que a Ucrânia tem trabalhado para garantir o apoio a longo prazo dos aliados ocidentais devido aos receios de que uma potencial reeleição de Trump possa reduzir o apoio dos Estados Unidos. Joe Biden já estendeu, na semana passada, as garantias de segurança de longo prazo a Kiev, que se seguiu à aprovação pelo Congresso, em abril último, de mais de 60 mil milhões de dólares em ajuda à Ucrânia.

Os EUA e outros países do G7 anunciaram na passada quinta-feira um empréstimo de 50 mil milhões de dólares para a Ucrânia, que seria apoiado por receitas geradas por cerca de 300 mil milhões de dólares em ativos russos congelados. Embora Zelensky não tenha pedido “outros 60 mil milhões de dólares” depois de deixar a reunião do G7 em Itália, repreendeu repetidamente os seus aliados ocidentais por não entregarem quantidades suficientes de dinheiro e armas.