Torre do Tambor de Fengyang na China desaba dois anos depois de ter sofrido obras de restauro: veja o vídeo do momento

A Torre do Tambor de Fengyang, na China, desabou parcialmente esta segunda-feira, apenas um ano depois de ter sido restaurada pelas autoridades locais, relataram diversos órgãos de comunicação social chineses.

O Governo provincial de Anhui anunciou que a área vai permanecer fechada ao público enquanto os danos são avaliados, paralelamente à investigação do incidente, que não causou feridos.

Nos vídeos gravados no momento é possível ver-se um deslizamento inicial lento de telhas da borda superior da torre, seguido por um desprendimento repentino e violento de mais telhas que desabaram na entrada, levantando nuvens de poeira.

A Torre do Tambor de Fengyang, composta pela fundação e pelo edifício, foi construída em 1375, durante os primeiros anos da Dinastia Ming. A parte original do edifício foi destruída em 1853, enquanto o edifício atual foi reconstruído em 1995. De acordo com a conta oficial do WeChat de Cultura e Turismo de Chuzhou, a Torre do Tambor é reconhecida como a maior Torre do Tambor remanescente na China.

De acordo com o ‘Global Times’, a autoridade de turismo de Fengyang disse que houve quedas esporádicas de telhas e danos nas cornijas desde 2017. O projeto de reparação começou em setembro de 2023 e foi concluído em março de 2024.

De acordo com o site do Chuzhou Public Resources Trading Center, o contrato para o projeto de reparação foi avaliado em aproximadamente 3,4 milhões de yuans (cerca de 473 mil dólares), e o valor final do acordo foi de 2,9 milhões de yuans.