Tesla Roadster: o que se sabe do novo supercarro de Elon Musk, que será capaz de fazer dos 0 aos 100 km/h em menos de um segundo?
A segunda geração do Tesla Roadster estreou-se em novembro de 2017. No entanto, ainda não está no mercado, uma vez que a marca automóvel de Elon Musk continua a trabalhar no projeto. No entanto, o multimilionário não esconde o entusiasmo sobre o novo supercarro, tendo garantido mesmo que é capaz de atingir em menos de um segundo os 100 km/h.
As entregas deverão começar em 2025 e Elon Musk tem partilhado estatísticas impressionantes – quase inacreditáveis – para o novo modelo. No entanto, o que se sabe atualmente sobre o novo supercarro da Tesla?
O Roadster foi o primeiro modelo da Tesla, com produção de 2008 a 2012. Mas naquela época era apenas um Lotus Elise com baterias e tinha uma produção relativamente limitada. A Tesla vendeu pouco mais de 2.400 modelos nos seus cinco anos de produção. Foram precisos cinco anos para a marca anunciar um modelo de segunda geração.
Nessa época, Elon Musk anunciou que o novo Roadster era capaz de ir de 0 a 100 km/h em 1,9 segundos, com uma velocidade máxima de mais de 402 km/h e um alcance de quase mil quilómetros – os preços começavam em torno dos 200 mil dólares (cerca de 184 mil euros) e as entregas deveriam ter começado em 2020.
No entanto, o modelo sofreu diversas alterações ao longo do desenvolvimento: de acordo com os últimos relatórios, segundo indicou o site especializado ‘Motor1’, o Roadster pode ter uma bateria de 200 kWh e três motores elétricos – um à frente e dois na traseira, o que daria ao supercarro bem mais do que 1.000 CV.
Em 2019, Elon Musk salientou que o carro desportivo estaria disponível com 10 propulsores que “melhorariam drasticamente a aceleração, a velocidade máxima, a travagem e o desempenho em curvas. Talvez até permitam que um Tesla voe”, sublinhou – em 2021, garantiu que atingiria os 100 km/h em 1,1 segundos com os propulsores.
Production design complete and unveil end of year, aiming to ship next yea
— Elon Musk (@elonmusk) February 28, 2024
Entretanto, o CEO da Tesla afirmou que o Roadster seria capaz de chegar a essa barreira em menos de um segundo. “Esta noite, aumentámos radicalmente as metas de design do novo Tesla Roadster. Nunca haverá outro carro como este, se é que você poderia chamá-lo de carro.”
Tonight, we radically increased the design goals for the new Tesla Roadster.
There will never be another car like this, if you could even call it a car.
— Elon Musk (@elonmusk) February 28, 2024
Desde a estreia em 2017, a Tesla manteve que o novo Roadster custaria a partir de 200 mil dólares e que haveria uma versão Founders Series de 250 mil dólares. Ainda não há informações disponíveis sobre quanto custaria a versão equipada com propulsores – mas provavelmente será ainda mais cara.
Até 2021, a Tesla aceitou reservas de 50 mil dólares pelo novo Roadster – entretanto, a marca retirou do site o preço do veículo e parou de aceitar reservas.
The Tesla Roadster is Coming 🔋🚀 https://t.co/cRec34Be7R pic.twitter.com/NMfaMCmxzC
— Tesla Pablo 🔋⚡ (@pablo9948967714) February 28, 2024
The new Tesla Roadster on its way. ♥️pic.twitter.com/TPF0wQv7ER
— Eva McMillan ♥️ (@EvasTeslaSPlaid) February 28, 2024