Tesla regista crescimento de 50% nas vendas na Europa em fevereiro

As vendas da Tesla na Europa ‘explodiram’ em fevereiro último, segundo dados do ‘European Automobile Manufacturers Association’ (ACEA) – a decisão da marca americana em baixar drasticamente os preços dos seus veículos elétricos foi acertada.

Assim, segundo o ACEA, as vendas da Tesla na Europa cresceram mais rapidamente do que qualquer outra marca em fevereiro: os registos apontam para 19.249 unidades vendidas na União Europeia, um crescimento de pouco menos de 50% face aos 12.860 veículos vendidos em fevereiro de 2022 – esta é a meta de crescimento constante da companhia de Elon Musk.

O crescimento da Tesla ultrapassou em muito o dos seus rivais, sendo que a Volkswagen subiu 18% – a Tesla representa 2,4% do mercado total de veículos da UE em fevereiro de 2023, acima dos 1,8% do ano anterior. No segmento dos veículos elétricos, a Tesla liderou no mês de fevereiro com um quota de mercado na ordem dos 20%, cerca de 2 pontos percentuais acima do ano anterior.

A participação de mercado da Tesla também aumentou na China nos primeiros dois meses de 2023, segundo revelou a ‘China Passenger Car Association’. Embora os dados mensais de cada mercado possam flutuar devido a muitos fatores, os diferentes dados combinados mostram que as reduções de preço da Tesla tiveram um impacto positivo.

Para Adam Jonas, analista do Morgan Stanley, a Tesla é e continuará a ser a líder do setor em custos, observando, num relatório de 20 de março último, que “os cortes nos preços dos veículos elétricos não foram uma moda passageira, mas uma tendência” .