
Terra tem atualmente 19 vulcões em erupção: Japão, Rússia e Islândia são os mais recentes da lista
Atualmente, há mais de uma dúzia de vulcões em erupção por todo o mundo, sendo que esta semana a lista ‘engrossou’ com três novas erupções: de acordo com dados do Programa Global de Vulcanismo, do Smithsonian Institute, a lista completa tem 19 erupções em simultâneo.
Esta atividade da Terra tem levado, nas redes sociais, a muitos utilizadores a expressarem as suas preocupações: no entanto, os vulcanologistas têm feito questão de sossegar a opinião pública. “Sabe o que seria estranho? Se absolutamente nenhum vulcão estivesse em erupção”, referiu Robin George Andrews, num post na rede social ‘X’.
PSA: Volcanoes are erupting all the time all over the world. That's normal. That's what Earth's volcanoes do: they erupt.
And there's enough of them that some will always be erupting at the same time.
You know what *would* be weird? If absolutely no volcanoes were erupting. 👀
— Dr Robin George Andrews 🌋☄️ (@SquigglyVolcano) November 14, 2023
O Programa Global de Vulcanismo produz um Relatório Semanal de Atividade Vulcânica de vulcões em erupção ativa, embora só liste os vulcões depois de cumprirem critérios específicos, como gerar um aviso de cinzas, experimentar nova atividade, exibir uma mudança na atividade ou mostrar uma mudança no nível de alerta
“O Relatório Semanal de Atividade Vulcânica não inclui necessariamente toda a atividade vulcânica que ocorreu na Terra durante a semana. Mais de uma dúzia de vulcões em todo o mundo exibiram atividade eruptiva mais ou menos contínua durante décadas ou mais, e tal atividade rotineira normalmente não é relatada aqui”, apontou o relatório.
Por exemplo, o Monte Etna, na Sicília, expeliu recentemente lava para o céu, mas não está listado entre os vulcões porque está em estado de erupção quase constante há anos.
E quais são as três novidades?
O vulcão subaquático na ilha japonesa de Iwo Jima, Fagradalsfjall na Islândia e Klyuchevskoy na Rússia.
Japão. Um vulcão subaquático nas Ilhas Vulcânicas Japonesas exibiu um elevado período de agitação antes de entrar em erupção a 30 de outubro último. O magma acumulado finalmente rompeu a superfície da água, criando uma ilha. Foram documentados em Iwo Jima tremores vulcânicos a cada dois minutos desde meados de outubro, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA).
🇯🇵 | Nace una nueva isla en Iwo Jima, tras la erupción de un volcán en Ogasawara, #Japón. (Noviembre 01, 2023). #Island #Volcano #Gunung #zabedrosky #Earthquake pic.twitter.com/6N6SQPEfAL
— ⚠️Alerta Climagram🌎 (@deZabedrosky) November 2, 2023
Rússia. O vulcão Klyuchevskaya Sopka entrou em erupção no início deste mês, enviando enormes nuvens de cinzas 13 quilómetros acima do nível do mar e causando o encerramento de várias escolas. O vulcão é o vulcão ativo mais alto da Eurásia.
🌋 In Kamchatka, Russia continues active eruption of the highest active volcano in Eurasia – Klyuchevskaya Sopka (4850 m)
The height of the column of ash was 14 kilometers above sea level.
The volcano has been assigned a "red" danger code. pic.twitter.com/DbkrsCWBYI
— The World X (@thebestworldX) November 10, 2023
Islândia. O vulcão Fagradalsfjall ainda não entrou em erupção, mas as autoridades evacuaram a cidade de Grindavík porque o vulcão mostra sinais de agitação , incluindo milhares de terramotos e uma deformação do solo que sugere que o magma está em movimento. O vulcão entrou em erupção pela última vez em julho último.
"O Kraken" levanta voo! 🚁 Capturado por um drone DJI sobre Fagradalsfjall, este vídeo impressionante mostra o coração ardente da Islândia. Como uma fera mítica, o poder do vulcão é ao mesmo tempo inspirador e assustador. pic.twitter.com/jktHjaJjYk
— Tuca (Arthur) (@tucabr54) November 13, 2023