Tensão na fronteira aumenta: Polónia denuncia novas tentativas violentas de migrantes em entrar a partir da Bielorrússia

A Guarda de Fronteira da Polónia relatou, esta segunda-feira, novos ataques e tentativas violentas de atravessar ilegalmente a fronteira por cerca de 30 migrantes provenientes da Bielorrússia. “Um grupo de estrangeiros agressivos realizou um ataque contra vários guardas de fronteira em patrulha”, revelou, numa publicação nas respetivas redes sociais.

Os migrantes – que causaram danos a um veículo oficial – atiraram pedras e paus contra os agentes, embora o incidente não tenha resultado em vítimas ou feridos. “Nenhum dos agentes fronteiriços ficou ferido”, garantiram.

A Guarda de Fronteira indicou também que, nas últimas 24 horas, houve 34 migrantes da Bielorrússia que tentaram entrar no país – foi também relatado que um cidadão georgiano foi detido por transferir quatro cidadãos da Síria “cuja intenção era chegar à Alemanha”.

Desde 2021, a Polónia e os estados bálticos têm acusado a Bielorrússia de usar a migração como forma de pressão em retaliação às sanções da União Europeia. Em junho de 2022, a Polónia concluiu a construção de uma cerca com 5 metros de altura e 186 quilómetros de comprimento. No entanto, apesar da presença contínua de agentes polacos na fronteira, continuam as tentativas de travessia. As autoridades polacas temem que a situação se agrave devido à presença de mercenários do grupo Wagner em território bielorrusso.