Tenha atenção: Recebeu esta mensagem da Autoridade Tributária? É falsa e deve ser ignorada

A autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alerta que vários contribuintes têm estado a receber mensagens de e-mail, que parecem vir das Finanças, mas que na realidade não são, e encaminham o utilizador para sites maliciosos.

O alerta é feito pela AT na página do Portal das Finanças. Na mensagem lê-se que é feito um pedido para “proceder à entrega da declaração [de rendimentos] em fala por via eletrónica” e é apresentado um link, que na realidade não vai para a página das Finanças.

Tratar-se-á de ume esquema de phishing, com o objetivo de, depois de encaminhar os utilizadores para páginas maliciosas, conseguir extrair informações pessoais, dados de acesso a contas de email ou até bancárias.

“Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos”, avisa o Fisco que diz que nunca se deve efetuar a operação pedida, de seguir o link que é enviado por email.

A Autoridade Tributária recomenda a consulta dos conselhos e informações sobre Segurança Informática, que alertam para estes e outros esquemas enganosos.

[embeddoc url=”https://executivedigest.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/03/SEG_INF.pdf”]

Ler Mais