
Tempestade Konrad deixa hoje nove distritos e arquipélagos sob alerta: saiba os mais afetados
A aproximação da tempestade ‘Konrad’ vai gerar, esta quinta-feira, condições meteorológicas adversas em várias regiões de Portugal continental, com ênfase no sul do país.
Segundo o IPMA, para esta quinta-feira conte com “precipitação, em especial no Sul e Centro, onde pode ser por vezes forte e com trovoadas”, além de “queda de neve na Serra da Estrela, descendo a cota. Mais: “vento por vezes forte e com rajadas no Algarve” e um “aumento das ondas na costa ocidental”.
Nas regiões Norte e Centro, apontaram os meteorologistas do IPMA, conte com “céu geralmente muito nublado”, com “períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoadas na região Centro”. A Serra da Estrela registará “queda de neve nos pontos mais altos, descendo a cota para 1000/1200 metros de altitude no final do dia”. Espere ainda “vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante leste, rodando gradualmente para norte a partir da tarde, tornando-se por vezes forte (até 40 km/h) nas serras do litoral”. Por último, uma “pequena subida da temperatura máxima no litoral”.
Já na região sul, a previsão não é muito diferente. “Céu geralmente muito nublado”, com “períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoadas”. Haverá também “vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, soprando
moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral a sul de Sines e nas serras algarvias, com rajadas até 70 km/h no Algarve, rodando gradualmente para norte a partir do meio da tarde”.
Quatro distritos sob aviso amarelo esta quinta-feira
Os distritos de Évora, Faro, Setúbal e Beja vão estar sob aviso amarelo esta quinta-feira devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Estes quatro distritos do sul de Portugal continental vão estar com aviso até às 18 horas de hoje. O IPMA colocou também o distrito de Faro sob aviso amarelo por causa do vento forte, com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora (km/h), em especial na faixa costeira, até às 18 horas.
O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para os distritos de Lisboa, Leiria, Beja e Coimbra devido à agitação marítima entre as 00h00 e as 12h00 de sexta-feira. Por causa da ondulação, Faro vai estar sob aviso amarelo entre as 15h00 de quinta-feira e as 00h00 de sexta-feira e entre as 00h00 e as 12h00 de sexta-feira, prevendo-se ondas de noroeste com 04 a 4,5 metros.
Também o arquipélago da Madeira vai estar sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas até 90 km/h até às 15h00 desta quinta-feira. Nas regiões montanhosas da ilha da Madeira o aviso de vento com rajadas até 120 km/h vai estar em vigor entre as 18h00 desta quarta-feira as 12h00 de quinta-feira.
A costa norte e as regiões montanhosas da ilha da Madeira e a ilha de Porto Santo vão estar sob aviso laranja devido à agitação marítima entre as 21h00 desta quarta-feira e as 14h00 de quinta-feira, passando depois a amarelo, prevendo-se onde noroeste com 5 a 6 metros.
O aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Segundo a informação disponibilizada pelo IPMA, o agravamento do estado do tempo está associado à depressão Konrad que estará centrada desta quarta-feira a oeste da Península Ibérica e a norte do arquipélago da Madeira.
Esta depressão, de acordo com o IPMA, ficará estacionária a norte dos Açores, não afetando diretamente o estado do tempo no continente e no arquipélago da Madeira.