Temperaturas descem «significativamente» hoje e amanhã mas o sol vai manter-se nos próximos dias
O próximo fim de semana e inicio da próxima semana será marcado por um período de céu limpo, sem precipitação. Ainda assim as temperaturas descem significativamente já a partir de hoje, mas também amanhã, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Contactada pela ‘Executive Digest’, Maria João Frada, meteorologista do IPMA, revela «com um grau de confiança bastante elevado», que a partir de hoje e sensivelmente até dia 24 (próxima terça-feira) se prevê um «período de tempo seco», com «céu pouco nublado ou limpo» e sem previsão de precipitação.
Contudo, no que diz respeito às temperaturas prevê-se uma «descida significativa» já a partir desta sexta-feira, «na ordem dos três a cinco graus», continuando a descer «no sábado, ainda que de forma mais «gradual». Depois disso estabilizam, segundo explicou.
«As máximas estão neste momento muito acima daquilo que é normal para esta altura do ano e apesar desta descida vão continuar ligeiramente acima da média em alguns locais», afirma a especialista adiantando que as máximas «variam sensivelmente entre os 18 e os 20 graus na generalidade do território, no entanto nas serras mais altas e no norte e centro de Portugal continental, os valores fixam-se entre os 14 e 16 graus».
A temperatura mínima também irá descer de forma gradual hoje e sábado, variando entre os sete e os 10 graus, sendo que nas regiões acima mencionadas a variação poderá ser entre os três e os cinco graus, explica Maria João Frada.
«Haverá um acentuado arrefecimento noturno, uma grande diferença de temperatura entre o dia e noite e também a formação de geada alguns locais do nordeste trasmontano e beira alta», revela a meteorologista que ressalva a existência de alguns «nevoeiros apenas matinais e nos vales dos rios». A partir de dia 25 (próxima quarta-feira) espera-se então uma mudança de temperatura, «com maior nebulosidade e precipitação».