Temperatura média do Mediterrâneo atinge novo máximo de sempre com 28,15 graus, alertam especialistas

A temperatura média da superfície do Mar Mediterrâneo bateu um recorde no passado dia 10, quando atingiu os 28,15 graus, indicou esta quarta-feira o site ‘eltiempo.es’, que destacou igualmente que as costas francesa e italiana registaram um aumento de 5 graus nos último dias.

De acordo com o portal meteorológico, a maior parte da superfície do Mediterrâneo é extremamente quente se comparada com os registos históricos diários do período de 1982 (início da série) e 2015, segundo dados recolhidos e analisados pelo Centro de Estudos Ambientais do Mediterrâneo (CEAM).

Os dados apontam que 18 dos 20 valores mais elevados observados desde 1982 foram registados entre 2023 e 2024 – no país vizinho, a boia Dragonera (Maiorca), que tem o recorde de temperatura absoluta da rede exterior, superou a anterior temperatura máxima esta segunda-feira, ao registar 31,87 graus.

Segundo as previsões do portal meteorológico, as temperaturas continuarão muito elevadas no Mediterrâneo central e oriental, entre 28 e 32 graus nas costas da Turquia, Egito ou Líbia, o mesmo no sul da Grécia e Itália – em Espanha, prevê-se que fiquem entre os 26 e 29 graus.

Entre as consequências deste aquecimento está o facto de o Mediterrâneo poder estar em processo de tropicalização, no qual espécies de fauna e da flora podem sofrer estas altas temperaturas e em muitos casos serem deslocadas por espécies invasoras ou desaparecerem diretamente, “com os efeitos devastadores que isso implica no ecossistema”.