Tem um negócio no setor do Retalho? Saiba como se preparar para a época festiva

Estão a aproximar-se a Black Friday, a Cyber Monday e o Natal, momentos de extrema importância para o setor do retalho, representando, simultaneamente, uma oportunidade e um desafio. Estes períodos festivos exigem que as empresas consigam gerir com êxito o forte crescimento no volume de vendas, a presença da marca em diferentes canais, os serviços de atendimento ao cliente, a gestão de stocks, entre outras dimensões do negócio.

Dados do Euromonitor indicam que o peso do canal digital se fixa, de momento, nos 8% do total da faturação em Portugal, longe ainda dos 30% observados, por exemplo, no Reino Unido. Por outro lado, embora a pandemia tenha acelerado a mudança nos hábitos de consumo, levando muitas pessoas ao online, à medida que as preocupações com a Covid-19 se desvanecem, os compradores tendem a retomar alguns dos hábitos pré-pandémicos, com um maior recurso à compra em loja. Do mesmo modo, o crescimento da inflação tem igualmente motivado uma maior opção pela compra física, já que permite aos compradores inspecionar os artigos e evitar possíveis taxas de envio e devolução.

Neste contexto, a Manpower apresenta cinco estratégias essenciais que as empresas de retalho devem adotar para garantir que, durante as épocas festivas, respondem ao aumento da procura e que a experiência dos seus clientes está totalmente alinhada com as expetativas.

– Garantir uma força de trabalho capacitada: Ter uma equipa preparada, alinhada com as exigências dos compradores e pronta a dar resposta de forma eficaz é essencial para garantir uma boa experiência em loja, durante as épocas festivas.

– Promover a motivação da equipa de trabalho: É essencial que os líderes assegurem a motivação das suas equipas, capacitando-as para proporcionar uma melhor experiência aos clientes para estas épocas mais atarefadas.

– Analisar o comportamento do público-alvo e adequar a estratégia de vendas: A análise destes dados sazonais proporciona uma melhor compreensão do que se pode esperar e do que funcionou bem no passado. Os retalhistas devem ainda garantir que estão a par das principais tendências do mercado onde atuam, bem como analisar o comportamento dos seus consumidores.

– Assegurar o stock e a entrega de produtos: Para gerir o stock de mercadoria com sucesso, é essencial compreender de forma ágil que artigos se estão a vender e com que rapidez, o que se consegue mediante um seguimento regular dos dados de vendas. É igualmente relevante que a equipa de entregas esteja capacitada e tenha as ferramentas necessárias para dar seguimento à entrada de pedidos.

– Investir em serviços especializados de apoio ao e-commerce: o site de e-commerce tem de estar totalmente operacional e com a informação de stock atualizada.

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