Tem um filho no ensino secundário? Conheça as novas regras dos exames nacionais

As novas regras de avaliação no ensino secundário diminuem o número de exames que os alunos têm de fazer e o peso das respetivas notas na avaliação final das disciplinas, segundo anunciaram o ministro da Educação, João Costa, e a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

A DECO PROTESTE apresenta-lhe um guia, com perguntas e respostas, para que saiba todas as novidades anunciadas.

Quais os exames que os alunos têm de fazer?

A partir do ano letivo 2023/24, os alunos têm de fazer três exames nacionais para concluir o ensino secundário. O exame de Português é obrigatório para todos os alunos. Já os restantes dois exames pertencem a duas disciplinas escolhidas pelo aluno.

Qual o peso das notas dos exames na avaliação final de cada disciplina?

As notas dos exames passam a pesar 25% na avaliação final de cada disciplina. Verifica-se, então, uma diminuição face ao peso anterior de 30% na classificação final.

Que disciplinas têm ponderações diferentes?

As disciplinas trienais, que duram os três anos do ensino secundário, passam a ter uma ponderação superior às disciplinas bienais ou anuais, que duram dois ou um ano do ensino secundário, respetivamente.

Por exemplo, as disciplinas de Português ou de Matemática (disciplinas trienais) têm uma ponderação maior para a média final do secundário do que as disciplinas bienais ou anuais.

Quando entram em vigor as novas regras?

Está previsto que as novas regras entrem em vigor para todos os alunos do secundário a partir do próximo ano letivo.

Os alunos que estão agora no 10º ano começam a ser abrangidos pelo modelo de três exames obrigatórios, a partir do ano letivo 2023/24. Já os alunos que entram para o 10º ano no próximo ano passam a ser abrangidos pelas novas regras na sua totalidade. Isto significa que o cálculo das diferentes disciplinas passa a ter uma ponderação diferenciada consoante sejam disciplinas anuais, bienais ou trienais.

Os alunos que estão agora no 12º ano continuam a obedecer às regras anteriores, o que significa que se mantêm as mesmas condições de ingresso ao ensino superior.

Qual o peso das notas dos exames no acesso ao ensino superior?

As regras sobre o acesso ao ensino superior ainda estão a ser revistas e serão apresentadas esta sexta-feira. No entanto, a ministra Elvira Fortunato confirmou que para ingressar num determinado curso superior continuarão a ser necessários, no mínimo, dois exames.

Ler Mais