Telemática permite melhorar eficiência do condutor

2015_mazda6_interior_38
O uso de sistemas telemáticos pode influenciar positivamente o comportamento do condutor, segundo um estudo da empresa de frotas LeasePlan levado a cabo pela TNS, denominado Mobility Monitor.
Dos 3377 condutores da LeasePlan espalhados por 20 países, 35% afirmou alterar o seu comportamento se aparelhos telemáticos como tecnologia GPS, de rastreamento de localização ou ainda conexão com o telemóvel, entre outros, estivessem instalados no veículo. Já 13% revelou que prestaria mais atenção ao consumo de combustível na presença deste tipo de aparelhos e ainda 9% afirma que conduziria com maior atenção, enquanto 7% revela que circularia mais devagar.
A divisão italiana da LeasePlan criou um plano piloto para verificar a veracidade da respostas dos inquiridos acerca da adaptação da tecnologia telemática à sua área, a gestão de frotas. A empresa confirmou que este tipo de tecnologias incorporadas melhora aspectos como segurança, custos e gestão.
A frequência de acidentes rodoviários envolvendo os 16 mil automóveis com tecnologia telemática da LeasePlan diminuiu perto de um terço em relação ao ano de 2013, enquanto a recuperação de veículos roubados aumentou de 14% para 86%.