TEDx está de volta a Lisboa. Conferência reúne especialistas na Culturgest para falar de “Poder”

O TEDx, braço independente das conferências TED, regressa a Lisboa no dia 1 de novembro, na Culturgest. A edição 2023 do TEDxLisboa contará com a presença de diversas personalidades e especialistas, entre eles Rita Nabeiro e Emílio Rui Vilar.

O evento terá um dia de programação e será realizado em formato de intervenções curtas em torno de uma ideia original, que pretende despertar uma conversa sobre um tópico com impacto na vida em comunidade. O “Poder” é o mote da próxima edição do TEDxLisboa – o poder da ciência, da tecnologia, da palavra, da arte, da vontade, do dinheiro, da criatividade, da música, ou da natureza.

Vivemos numa era onde o poder está claramente a mudar de mãos. Se antes o poder político parecia ser o único motor de mudança, hoje é inquestionável o impacto da opinião pública. Este cenário torna a questão sobre a verdadeira natureza do poder não apenas relevante, mas fascinante. Acreditamos que cada um de nós tem um poder imenso nas mãos, seja para influenciar, decidir ou até mudar o curso das coisas. No TEDxLisboa, abrimos espaço para essa reflexão”, diz Marta Gonzaga, organizadora do TEDxLisboa.

Entre os 18 oradores convidados, Emílio Rui Vilar regressa ao palco que agora tem o seu nome: Auditório Emílio Rui Vilar. O idealizador da Culturgest, instituição que celebra 30 anos em 2023, foi bancário, deputado, secretário de Estado, ministro, vice-governador do Banco de Portugal, diretor-geral da Comissão das Comunidades Europeias em Bruxelas, liderou a Caixa Geral de Depósitos, a GalpEnergia, a REN, e presidiu a Fundação Calouste Gulbenkian durante uma década.

No leque de oradores convidados incluem-se ainda Rita Nabeiro, Administradora Executiva do Grupo Nabeiro e CEO da Adega Mayor, a especialista em Educação Financeira, Bárbara Barroso, fundadora do laboratório de literacia e educação financeira MoneyLab, autora do best-seller “Ponha o seu Dinheiro a Trabalhar para si” e de um dos podcasts mais ouvidos em Portugal – “MoneyBar”; Rodolfo Ramos, pioneiro no desenvolvimento de tecnologias verdes; o ator angolano Pedro Hossi, reconhecido por desempenhar o papel de Xanana Gusmão em “Sérgio”, filme da Netflix; Bárbara Veiga, a artista plástica brasileira que navegou em mais de 80 países como ativista ambiental; entre outros.

Destaque ainda para o célebre fotojornalista de guerra inglês Paul Conroy, ex- soldado da Royal Artillery, que capta imagens de conflitos há mais de vinte cinco anos por todo o mundo, desde a Líbia, Síria, Iraque, Afeganistão, Balcãs, ou mais recentemente, na Ucrânia.

Este ano, o nosso evento cresceu de forma exponencial. Duplicámos a nossa audiência e, reconhecendo o poder do alcance digital, teremos uma emissão em streaming com um host dedicado para enriquecer a experiência durante os intervalos”, explica Marta Gonzaga, que co-organiza o evento com o produtor de vinhos Dirk Niepoort, quinta geração da família Niepoort.