
Técnico Lisboa, Nova SBE e Católica-Lisbon unem-se à Fábrica de Unicórnios de Lisboa para fomentar empreendedorismo jovem
Pela primeira vez, a Fábrica de Unicórnios de Lisboa une instituições de ensino superior nacionais e internacionais para fomentar o empreendedorismo jovem. O Instituto Superior Técnico, a Nova SBE e a Universidade Católica de Lisboa, juntamente com a London School of Economics e a Hudson Lab Ventures, participam na nova edição do Future Innovators Program.
“A colaboração entre estas instituições de renome é resultado da ambição da Fábrica de Unicórnios de fomentar a inovação através do empreendedorismo jovem. Só em 2024, o Future Innovators Program impactou mais de 1200 alunos e ajudou na criação de mais de 100 projetos e ideias inovadoras, sendo que este ano temos como objetivo triplicar o número de estudantes impactados”, refere Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa.
A Academia Digital está estruturada em seis módulos, abordando temas como identificação de problemas, validação de soluções, construção de um MVP (produto viável mínimo), planeamento financeiro e rondas de investimento.
Os participantes poderão desenvolver ideias próprias ou trabalhar em desafios propostos pelos parceiros José de Mello e Sonae. Esta iniciativa conta também com o apoio da network.me e do Vale Incubadoras e Aceleradoras do PRR.
Para além da formação especializada, a Academia Digital premiará os melhores talentos. O vencedor receberá dois mil euros e um bilhete para a Web Summit.
Esta é uma iniciativa da Unicorn Factory Lisboa que decorre ao longo de nove meses e que se divide em três fases. A primeira fase, a Academia Digital, inicia-se a 12 de março e está aberta a estudantes universitários de todas as áreas e nacionalidades. Durante três meses, os participantes terão acesso a uma plataforma online com sessões ministradas pelas universidades parceiras, testemunhos de mais de 20 fundadores e investidores, assim como materiais educativos, incluindo estudos de caso, artigos e podcasts. Os alunos poderão ainda esclarecer dúvidas em tempo real com professores e empreendedores e aceder a oportunidades no ecossistema de startups da Unicorn Factory Lisboa.
A segunda fase do programa, o Hackathon, arranca em abril e inclui desafios intensivos onde os participantes desenvolverão soluções tecnológicas para problemas empresariais. Os Hackathons decorrerão em Lisboa e no Porto, incentivando a inovação e o desenvolvimento de protótipos ao longo de 24 horas.
Na terceira e última etapa, o programa de aceleração, que se inicia em setembro, os selecionados receberão mentoria e apoio especializado para acelerar as suas ideias e validá-las no mercado. O programa culmina no Demo Day, em dezembro, onde os participantes apresentarão os seus projetos a investidores e potenciais parceiros.
O grande vencedor do programa de aceleração garantirá acesso à fase nacional do Hult Prize, a maior competição de empreendedorismo social do mundo, que atribui um prémio de 1 milhão de euros à melhor startup universitária. Os projetos mais promissores terão ainda a oportunidade de integrar o Programa de Incubação da Unicorn Factory Lisboa, juntando-se a uma comunidade de cerca de 300 startups apoiadas pela Fábrica de Unicórnios.