Taxas de juro podem não estar em níveis “suficientemente restritivos”, garante Presidente da Fed. Palavras surpreenderam investidores

Os índices de referência europeus abriram em baixa, seguindo a tendência de baixa desencadeada no final da sessão de negociação de ontem nos EUA, mas recuperaram rapidamente, com os investidores em alta a defenderem os níveis de apoio.

O aviso do presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, de que as taxas de juro podem não estar em níveis “suficientemente restritivos” surpreendeu ontem os investidores, travando a recuperação das ações e dos títulos do tesouro e fazendo subir o dólar norte-americano.

Este súbito tom hawkish contrasta com as sugestões dovish dadas durante a última reunião da FOMC, deixando os investidores com uma sensação pouco clara sobre as perspetivas das políticas monetárias.

No entanto, desde a abertura da sessão europeia, os bull traders parecem suficientemente poderosos para evitar que o mercado se afunde, defendendo com sucesso a zona de 4.195,0pts/4.200,0pts no STOXX-50.

É provável que os investidores esperem agora por uma direção e ação claras dos bancos centrais, em vez de confiarem em rumores. Dito isto, os mercados accionistas poderão consolidar-se num ambiente de menor volatilidade, uma vez que os investidores aguardam os dados da próxima semana (IPC dos EUA/UE/Reino Unido) antes de procederem a ajustamentos significativos na sua exposição ao risco.

 

Pierre Veyret
Analista da ActivTrades