TAP: Alexandra Reis devolve mais de metade de indemnização milionária mas diz não se rever no montante

Alexandra Reis, ex-administradora da TAP, devolveu mais de metade da indemnização milionária de 500 mil euros recebida pela sua saída da companhia aérea.

O anúncio foi feito pela mesma, em comunicado, onde a gestora e ex-secretária de Estado do Tesouro explica que devolveu 266.412,76 euros à TAP, do total recebido pela sua saída da empresa, em fevereiro de 2022.

No comunicado, citado pelo Observador, Alexandra Reis explica que o valor devolvido foi o que lhe foi indicado pela companhia aérea nacional, e que a devolução acontece três meses depois de ter feito contacto inicial com a empresa.

O valor foi calculado pela companhia, tendo em conta o valor retido do imposto na indemnização, e o número de férias por gozar que a ex-administradora tinha.

Alexandra Reis recorda que a Inspeção-Geral de Finanças concluiu, na auditoria feita, que a devolução seria de 450 mil euros brutos, algo de que discordou, e sublinha novamente que fez a devolução da indemnização por iniciativa própria.

“Não quero ter na minha posse um euro sobre o qual possa existir a mínima suspeita”, sustenta Alexandra Reis, que ainda assim diz não se rever no valor devolvido à TAP, dizendo que este montante não foi “detalhado, nem fundamentado pela empresa”.

“Aceitei sair da TAP de boa-fé, empresa à qual me entreguei com todo o meu compromisso e dedicação na defesa dos seus interesses, num contexto extremamente difícil”, escreve Alexandra Reis.

Recorde-se que Alexandra Reis acabou afastada do cargo de secretária de Estado do Tesouro no final de dezembro de 2022, pouco tempo depois de ter sido nomeada, e depois de ter sido noticiado o valor da indemnização que tinha recebido pela saída da TAP.

Agora, Alexandra Reis manifesta esperança de “encerrar de uma vez por todas este assunto”, querendo limpar “qualquer dúvida” sobre a sua “idoneidade e atuação” enquanto esteve na TAP, desejando “maior sucesso” à companhia.

Ler Mais