Surpresa, é um submarino nuclear chinês! Embarcação detetada por pescadores nas águas do Estreito de Taiwan

Um submarino nuclear chinês emergiu nas águas rasas do Estreito de Taiwan na manhã desta terça-feira, surpreendendo a tripulação de um barco de pesca de lulas. Imagens partilhadas pela tripulação taiwanesa mostraram o casco preto de um submarino suspeito de ser da classe Type 094, também conhecida como Jin.

A marinha chinesa opera uma frota de mais de 60 submarinos, tanto nucleares como convencionais, de acordo com uma avaliação do Pentágono sobre o aumento militar da China. Seis submarinos da classe Jin estão atualmente em serviço. Estes submarinos, designados pela Marinha dos EUA como SSBN, são submarinos nucleares capazes de lançar mísseis balísticos com ogivas nucleares, frequentemente referidos como “boomers”.

Os submarinos raramente emergem em plena vista fora de um porto, mas este avistamento foi pelo menos a quarta vez que um submarino da força militar chinesa foi visto na via marítima desde julho de 2019. O corredor marítimo tem apenas 80 milhas de largura no seu ponto mais estreito e uma profundidade média de menos de 200 pés.

O Ministério da Defesa de Taiwan não respondeu imediatamente aos pedidos de comentário, segundo a Newsweek. No entanto, Wellington Koo, o primeiro chefe de defesa civil de Taipei em mais de uma década, informou os jornalistas de que as forças armadas de Taiwan estavam cientes da presença do submarino. Koo recusou-se a divulgar quais os recursos que Taiwan tinha mobilizado para vigiar o submarino chinês e não comentou sobre a classe ou intenção do barco.

O Ministério da Defesa da China também não respondeu a pedidos de comentário sobre o incidente.

Segundo o relato da tripulação do barco de pesca, inicialmente reportado pelo jornal Liberty Times de Taipei, o submarino chinês apareceu por volta das 5h da manhã, a oeste da linha mediana do Estreito de Taiwan. Esta linha atuava como uma barreira tácita que, durante décadas, impedia que forças opostas se encontrassem nas águas. Pequim rejeitou abertamente a sua existência há dois anos e começou a enviar navios de guerra e aviões militares para atravessar o centro do estreito, após a visita de Nancy Pelosi, então presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, a Taipei, desafiando as reivindicações chinesas sobre Taiwan.

A localização aproximada fornecida pela tripulação de pesca situava o submarino chinês a sul das ilhas Kinmen, na linha de frente de Taiwan, e a oeste do arquipélago Penghu ou Pescadores, fora das águas territoriais reivindicadas por Taiwan.

Analistas disseram à Newsweek que o submarino chinês provavelmente estava a viajar para o norte, vindo do Mar do Sul da China, para realizar reparos anuais no estaleiro do Mar de Bohai, em Huludao, na província de Liaoning, no nordeste da China, onde foi construído.

Submarinos chineses de mísseis balísticos operam a partir da Base Naval de Yulin, no Mar do Sul da China, e da Base Naval de Jianggezhuang, no Mar Amarelo, de acordo com pesquisas publicamente disponíveis. Portanto, a aparição do submarino parece não estar relacionada com o segmento de fogo real dos maiores jogos de guerra anuais de Taiwan, Han Kuang, de 22 a 26 de julho.

A profundidade relativamente rasa do Estreito de Taiwan, juntamente com a possibilidade de destroços no fundo do mar, cria perigos potenciais para submarinos em trânsito, que podem optar por viajar à superfície, disse o grupo de observação de aviões Taiwan ADIZ. A localização relatada do submarino tinha uma profundidade de apenas 45 metros, ou 147 pés, informou o grupo.

Ler Mais