Suécia e Finlândia apresentam em conjunto pedidos de adesão à NATO já amanhã
A Suécia e a Finlândia vão apresentar em conjunto os seus pedidos de adesão à NATO já esta quarta-feira, revelou a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, informa a AFP. A formalização dos pedidos de adesão vai acontecer na sede da NATO em Bruxelas.
“Estou feliz por termos seguido o mesmo caminho e podemos fazê-lo juntos”, declarou a líder sueca numa conferência de imprensa conjunto com o presidente da Finlândia, Sauli Niinisto.
O presidente finlandês destacou que uma ratificação dos Estados Unidos ajudaria a acelerar o processo, horas depois de ter sido anunciado que Niinisto e Andersson vão encontrar-se com Joe Biden esta quinta-feira em Washington.
“Se tivermos um processo rápido, isso ajuda todo o processo” de adesão à Aliança Atlântica, ressalvou o presidente finlandês. “Isso é muito importante neste contexto”.
Esta terça-feira, o parlamento finlandês votou favoravelmente a adesão do país à NATO, o que abriu caminho para a formalização do pedido de entrada na aliança militar juntamente com a Suécia.