Start Campus é uma das 12 empresas que pediram acesso à ligação elétrica em Sines
O Ministério do Ambiente e Ação Climática confirmou esta segunda-feira que há 17 projetos de 12 entidades a manifestarem interesse na ligação à rede para instalações de consumo de energia elétrica na zona de Sines. Start Campus incluído na lista.
Na lista inicial divulgada pelo Governo, não eram referidos os nomes das entidades, no entanto, a ‘TSF’ sabe agora que a Start Campus, a empresa promotora do Data Center que está no centro da investigação judicial que fez cair o Primeiro-Ministro, António Costa, bem como o Governo socialista, está incluída na lista, com dois projetos.
Para além dos dois projetos da Start Campus, incluem-se um projeto da Calb, GreenH2Atlantic, Iberdrola, MadoquaPower2X, MadoquaNH3, Petrogal, Smartenergy, WINPTX, dois projetos da Repsol e H2GreenSteel, e três projetos das Águas de Santo André.
Segue-se agora a avaliação, pelo operador da Rede Elétrica de Serviço Público (RESP), do reforço de rede necessário, e a notificação dos detentores de capacidade ociosa para que a disponibilizem no âmbito do procedimento.
No entanto, “se a procura por capacidade de rede firmada no contexto do procedimento for superior à oferta que resulta dos reforços de rede e da disponibilização de capacidade ociosa, será realizado um procedimento concorrencial para atribuição da capacidade, dando prioridade aos projetos de Potencial Interesse Nacional e às Agendas Mobilizadoras PRR, pela sua natureza estratégica e transformadora”, explica o Governo.