Spyker garante retorno à actividade

1_ Spyker B6Venator
A Spyker, marca de veículos desportivos que chegou a ter uma passagem pela Fórmula 1 (adquirindo a equipa formada por Eddie Jordan em 1991 que hoje é a Force India), anunciou o seu regresso à actividade depois de ter conseguido reverter a decisão de bancarrota a que tinha sido votada em Dezembro.
Após quase oito meses desde a entrada em moratória de pagamento (equivalente ao procedimento de insolvência do conhecido Capítulo 11 dos Estados Unidos da América) que teve lugar a 2 de Dezembro de 2014, a Spyker N.V. e a sua subsidiária Spyker Automobielen B.V. (Spyker em denominação colectiva) saiu dessa mesma moratória a 29 de Julho, às 23h59.
Não tendo existido qualquer apelo por parte dos credores no Supremo Tribunal Holandês, o Tribunal de Apelo de 21 de Julho confirmou uma decisão anterior do Tribinal Distrital que já havia ratificado uma proposta de entendimento com os credores datada de 13 de Maio.
Fundamental para esta decisão foi o acordo de parceria com a Volta Volare, uma companhia dedicada à produção de pequenos aviões eléctricos, sedeada em Portland, no Oregon, EUA, com o qual garante poder continuar a “produzir sensacionalmente elegantes e requintados veículos e aviões eléctricos nas décadas vindouras”.
“Depois de vencermos uma longa batalha judicial contra apenas um credor, tivemos finalmente sucesso na saída da moratória e estamos de regresso à acção como uma companhia saudável e sem dívidas. Nas próximas semanas, vamos finalizar os acordos com investidores que tínhamos em suspenso há mais de dois meses devido ao litígio prolongado. Mas, mantendo-nos fiéis ao nosso lema ‘nulla tenaci invia est via’ (para os persistentes nenhum caminho é intransponível), pudemos seguir em frente e agora vamos prosseguir com os nossos planos ambiciosos incluindo a fusão com a Volta Voltaire, construtora de aviões eléctricos baseada em Oregon, Portland”, referiu Victor R. Muller, CEO da Spyker, fazendo questão de agradecer a todos os empregados, parceiros, investidores, administração e aos credores, “menos um”, ressalva, no entanto.
A marca vai agora dar seguimento aos seus planos de produção de um novo coupé desportivo com motor V6 denominado B6 Venator, que havia sido revelado no Salão de Genebra de 2013, ainda antes de todos os problemas financeiros redundarem na possibilidade séria de falência. A aposta para o futuro passa, também, pela construção de modelos eléctricos de elevadas performances, contando para isso com a ajuda da Volta Volare.
Nos seus 16 anos de história a Spyker vendeu 250 automóveis e, numa curiosidade insólita, chegou a adquirir a Saab, empresa que também se viu a braços com fortes problemas financeiros que resultaram na sua falência e posterior aquisição por parte de uma empresa chinesa, a NEVS.